Especial: O resgate do futsal no interior paulista
04/04/2024 às 11:02 | Por: Fotos: PM de Monte Azul Paulista e Diário O Alto Uruguai
Monte Azul brilhando no Futsal. ( PM de Monte Azul Paulista e D)
De fato, o futsal do interior paulista está ressurgindo. Projetos que marcaram época há 10, 15, 20 anos, estão de volta, reformulados dentro e fora das quatro linhas.
Evidente, que a grande responsável por toda esta movimentação no Estado, é a LPF (Liga Paulista de Futsal). Além de times já conhecidos como Pulo Campinas, Uniara, FIB/Bauru, Dracena, Indaiatuba, Botucatu, Brutos/Limeira e Barão de Mauá/Futsal Ribeirão, o cenário salonista ganhou novas, mas tradicionais forças.
Jahu Futsal, Viradouro Futsal, Atlético Monte Azul Futsal, FAEC Luiz Antonio e Guapiaçu Futsal iniciaram a temporada com bons elencos e muita expectativa, principalmente por conta de alguns nomes que estão à frente das equipes.
O Jahu Futsal, que há exato 10 anos, chegou a contar com um time profissional em competições oficiais, sob o comando de Edilson Leite, hoje tem no banco de suplentes, o treinador Rubinho Claro (bi-campeão da Liga Futsal, em 2012 e 2013 pela Intelli/Orlândia), além do experiente Paulinho Castanhassi, ex-RCG/Garça e seleção russa. Coca, Mixa e Cleitinho também compõem o grupo.
Outro time que fez história no futsal paulista é o Luiz Antonio. O ginásio ‘Toró’, em Luiz Antonio (cidade com pouco mais de 15.200 habitantes, foi palco de grandes jogos, sempre ‘dificultando’ a vida dos adversários, desde meados dos anos 90.
Nomes consagrados no interior do Estado também já defenderam as cores do FAEC Luiz Antonio: Gin (treinador), Giovani Borandi, Thiago Kubik, Beto, Maradona, Massami, Tisquinho, Sid Love, Ivan, Claiton e Poto (hoje treinador da equipe). Massami, que em 1991, defendia as cores do Jaboticabal, sendo campeão da Taça EPTV.
Por falar em Taça EPTV, Luiz Antonio e Viradouro sempre protagonizaram duelos memoráveis, marcados por muita disputa e rivalidade. No entanto, o Viradouro Futsal conta com poucas participações na ‘elite’ do futsal paulista. A estreia em competições promovidas pela LPF aconteceu em 2023 (mesmo ano em que o Guapiaçu Futsal também teve sua primeira participação).
Para esta temporada, o Viradouro Futsal se reforçou: Jholl, goleiro com passagens por Corinthians, Taubaté e São José, Ronaldinho, ex-Santo André/Intelli, Vô, ex-Monte Azul, Jean Maia, Eyd Kodama, ex-sub-do Corinthians, além dos experientes Leo Dobrada e Jean Maia, compõem o time comandado por Diego Cardoso.
Os mais saudosistas, com certeza vão se lembrar do ‘Frango Sertanejo’, que teve origem na cidade de Guapiaçu (21.775 habitantes) e que brilhou no final dos anos 80. Na época, o Frango Sertanejo mandava boa parte de seus jogos na vizinha São José do Rio Preto, onde clubes como Rio Preto AC e Palestra também fizeram história.
Ao contrário de 2023, neste ano, o projeto ganhou força. Uma casa bem estruturada para os atletas e um treinador com muitas conquistas na região: Francis Lopes, ex-Tanabi Futsal. O elenco do Guapiaçu Futsal quer ir longe neste ano e para alcançar os objetivos, vieram reforços de peso: Careca e Doth (goleiros), Leandro Simi, Fernandinho, Dasaiev, Xicru e Dudu Bonfim.
Das equipes acima citadas, o Atlético Monte Azul Futsal é a única que participou das duas competições da LPF em 2023 e por conta da boa campanha, principalmente no segundo semestre, o elenco sofreu com a algumas baixas, mas conta com a experiência do camisa 10 Leo Nogueira, o qual se junta a jovens promessas da região.
Fonte: https://futsalempauta.com.br/especial-o-resgate-do-futsal-no-interior-paulista/